SÉRIES MOÇAMBICANAS CONTAM AS NOSSAS HISTÓRIAS

Ouro Negro produz séries moçambicanas em formato de radionovela em português, que podem ser adaptadas para outras línguas nacionais. Estas séries possuem uma linguagem simples e de fácil compreensão, de forma a serem perceptíveis por todo o tipo de audiência, incluindo os ouvintes com níveis de alfabetização mais baixos.

Séries moçambicanas que contam histórias reais

As radionovelas são produzidas sobre diversos temas relacionados com os direitos de crianças e adolescentes, com o bem-estar das suas famílias e comunidades e procuram promover momentos de reflexão sobre o dia-a-dia das pessoas e assim contribuir para o debate, para a mudança de comportamento e para o desenvolvimento económico e social da sociedade moçambicana.

As temáticas abordadas nas histórias podem ser diferentes, desde saúde, género até meio ambiente e agricultura, passando pelas mais diversas áreas de trabalho dos nossos parceiros.

Series Moçambicanas

A primeira radionovela Ouro Negro foi a “Jambolane”, cujo impacto nas audiências foi praticamente imediato. Ela teve uma audiência de entre 1.5 a 4 milhões de pessoas (acima dos 15 anos) por episódio durante 52 semanas por ano, em 115 estações de rádio, tendo se verificado uma alta apreciação e aprendizagem entre a sua audiência.

Actualmente, encontra-se no ar a radionovela “Os InTxunáveis”, que se centra na vida de um grupo de alunos do Instituto Politécnico “O Futuro é Hoje” e moradores do Lar “Portem-se bem”. Na sua génese, as histórias deste drama procuram transmitir as aspirações e lutas que os adolescentes enfrentam ao frequentar o Instituto e todos os dramas, voltas e reviravoltas que surgem na vida das personagens ao longo do seu percurso académico e das suas experiências de vida.

Uma terceira e nova radionovela está a ser discutida e o seu lançamento está previsto para o ano de 2023.

NOVA TEMPORADA OS INTXUNÁVEIS

Mini Séries Moçambicanas

Actualmente o programa Ouro Negro tem vindo a produzir um conjunto de minis séries sobre temáticas específicas, que possuem um número variável de episódios, cuja duração varia entre os cinco e os dez minutos. Estas pequenas séries moçambicanas são inspiradas nas histórias das radionovelas e tem como protagonistas as personagens já conhecidas pelo público.

Para além da sua transmissão nas rádios, as minis séries podem ser partilhadas em plataformas digitais e escutadas no celular de qualquer pessoa, em qualquer momento do seu dia-a-dia: no chapa, no intervalo da escola ou na pausa do trabalho.

Documentação

IntXunáveis

Jambolane

Má-Fé