Projecto Ouro Negro

OURO NEGRO

Somos a iniciativa de comunicação mais popular em Moçambique entretendo e informando milhões de moçambicanos o ano todo.

A PCI Media é uma organização sem fins lucrativos premiada, fundada em 1985 e registada em Moçambique, que trabalha na área de Comunicação de Mudança de Comportamento Social combinando o poder da narrativa e da tecnologia para a mudança de comportamentos em todo o mundo.

Em Moçambique, a PCI Media está em actividade desde 2015 e, actualmente, conta com uma equipa de 13 pessoas, incluindo pessoal técnico e criativo e oficiais de campo nas províncias de Nampula e Zambézia. Na área de Comunicação de Mudança de Comportamento Social

Projecto Ouro Negro
Cultura em Moçambique

O QUE FAZEMOS

Em Moçambique, a PCI Media tem uma parceria com a UNICEF Moçambique, com a Rádio Moçambique, Rádios do Instituto de Comunicação Social (ICS) e Rádios Independentes, que permite a emissão das radionovelas da Ouro Negro no país inteiro. No coração das radionovelas da Ouro Negro está um divertido drama em série em língua portuguesa (acessível a públicos de baixa alfabetização) que atinge públicos-alvo urbanos e rurais, com o objectivo de mudar comportamentos na sociedade e assim contribuir para a educação em Moçambique.

Impacto das radios comunitarias em Moçambique

COMO FAZEMOS

Inicialmente, Ouro Negro debruçava-se quase única e exclusivamente nas histórias radiofónicas transmitidas através da Rádio Moçambique e das Rádios Comunitárias. Mas esta iniciativa desenvolveu-se de uma simples radionovela, para um programa de comunicação 360º – uma estratégia omni-media centrada nas radionovelas, mas criando um desdobramento a nível de conteúdos, para formatos e medias diferentes, atingindo desta forma audiências variadas, desde adolescentes e jovens até a população mais adulta, tanto em meios urbanos como nas zonas mais rurais e remotas.

No âmbito da sua estratégia de comunicação Ouro Negro, a PCI Media utiliza uma variedade de instrumentos e metodologias para registar e monitorar regularmente o impacto dos seus programas – quer das radionovelas emitidas na Rádio Moçambique, rádios comunitárias do ICS e independentes -, quer dos restantes intervenções na mudança de comportamento da sociedade moçambicana.

Impacto das radios comunitarias em Moçambique
Nossa equipa de especialistas de media

EQUIPA

Trabalhamos com uma equipa multidisciplinar que nos inspira e possibilita tornar real o sonho de contar histórias que mudam o mundo.

É esta equipa que adapta as nossas histórias aos diferentes meios para que o seu impacto seja significativo e cada vez maior nas pessoas que as ouvem, fazendo crescer a nossa audiência para lá dos ouvintes da Rádio Moçambique e restantes rádios comunitárias do ICS e independentes.

É com uma equipa de especialistas de media e com uma diversificação de meios que desenvolvemos a estratégia Ouro Negro 360, para alargar a sua audiência e a impactar de diferentes formas. Os canais selecionados, os formatos das nossas histórias e como se conseguem adaptar às diferentes situações têm sido a chave do nosso crescente impacto e um desafio constante da nossa equipa.

Os nossos parceiros

PARCEIROS

São eles que contribuem para o desenvolvimento das nossas actividades e que nos permitem chegar cada vez a mais pessoas, aumentando assim o nosso impacto.

Os nossos parceiros