Uma ramificação do programa Ouro Negro, a Salão Ouro Negro é uma parceria com um grupo de salões nas províncias de Maputo e Matola para levar produtos e mensagens chave sobre saúde e nutrição para os locais onde muitos moçambicanos gostam de socializar e conversar sobre todos os assuntos das suas vidas num lugar de confiança, desde relações e sexo, a namorados, maridos, sogras, compras, comida, etc. No âmbito desta iniciativa, os cabeleireiros são treinados em várias temáticas de saúde e nutrição e podem fornecer aconselhamento, recomendações e acesso a vários serviços, produtos e material informativo sobre estas áreas.

Este é um projecto inovador que potencializa os negócios nos salões de cabeleireiro e capitaliza o status destes salões de beleza como pontos de encontro largamente frequentados por jovens e adolescentes e que optimiza informação assertiva sobre saúde sexual e reprodutiva num ambiente de confiança nestes espaços já existentes, com a sua própria clientela própria. Ao providenciar aconselhamento e vendas nestes salões, oferece também uma alternativa financeiramente sustentável ao modelo de desenvolvimento liderado por voluntários, que muitas vezes não são confiáveis a longo prazo.

 

Salão Ouro Negro é uma parceria com a Stars in Global Alliance, Grand Challenges Canada, N’weti e Ministério da Saúde (MISAU).