Diverti-me bastante aquela noite. Bebi um pouco. Talvez um pouco a mais. Quando me apercebi que ela estava grávida, foi quando me arrependi. Não contámos aos nossos pais. Procurámos resolver à nossa maneira.

Um amigo nos indicou uma senhora que nos podia ajudar. Ela queria 1.000 Meticais da antiga família. Não tínhamos esse dinheiro. Fui até à casa do meu irmão. Menti-lhe e dizer que precisava de dinheiro para livros da escola. Ele me deu 500 meticais. Voltámos para a senhora e ela aceitou ajudar-nos. Ela fez o que tinha que fazer e deu nos um remédio para aplicarmos em casa nos dias seguintes.

Depois de uns dias, duas matronas vieram me acordar em casa. A minha namorada estava no hospital. Eu menti e disse que a gravidez não era minha e fugi. Fui ficar em casa do meu irmão. Não ía mais para escola e cada carro que passava eu pensava que era a polícia para me prender. Não aguentei… voltei para casa … a minha namorada estava viva… pedi-lhe desculpas e foi assim que começámos a usar o preservativo.”

As nossas experiências da vida, positivas e negativas, são os nossos momentos de maior aprendizagem. E ao contarmos essas experiências, partilhamos as nossas lições da vida com os nossos filhos e amigos. Esta é, em poucas palavras, a base do edutenimento.

Conta uma história, muda o mundo

Não acreditamos que temos o poder de mudar o mundo a contar uma única história. Mas uma história bem contada é ouvida e devagar tem o potencial para mudar para melhor o mundo em que vivemos. Acreditamos que cada mudança começa com uma reflexão, um debate interno entre amigos e familiares, ou ainda um debate a nível comunitário ou da sociedade.

Com as histórias que reflectem as vidas das suas personagens, Ouro Negro alimenta este debate. Personagens que não são “modelos santos” guiando o povo, mas personagens reais, com os seus sonhos e medos, os seus talentos e fraquezas, e que na sua caminhada da vida cometerão os seus erros e aprenderão com eles.

A conexão e premissa de todas as nossas histórias são as habilidades para a vida que as nossas personagens aprendem e adquirem, enfrentado e vencendo os seus problemas.