Vaga de Oficial de Pesquisa

Título de posição: Oficial de Pesquisa
Localização: Maputo
Tipo de posição: Consultoria /Tempo inteiro
Duração: 11 meses
Prazo Para Candidatura: 4 de Janeiro de 2021
Data Esperada Do Início: 18 de Janeiro de 2021
Responde Perante: Gestora de Pesquisa e Mensagem da PCI Media em Moçambique

Sobre a PCI Media:

Fundada em 1985 como uma organização sem fins lucrativos 501 (c) 3 na cidade de Nova York, a PCI Media é uma ONG internacional com mais de três décadas de experiência na concepção e implementação de campanhas de Comunicação para Mudança Social e de Comportamento (SBCC) a nível local, nacional, regional e global na saúde, justiça social e meio ambiente. As nossas actividades, baseadas na narração de histórias, incluem produções de áudio e vídeo, programas radiofónicos, animação, aplicativos móveis, apresentações de teatro comunitário e bandas desenhas, entre outras.

Em Moçambique, a PCI Media está a implementar um programa na área de Comunicação para o Desenvolvimento denominado Ouro Negro que promove mudanças sociais e de comportamento em saúde materna, infantil e dos adolescentes, entre outras questões significativas de saúde e justiça social, em parceria com a UNICEF, outras agências das Nações Unidas, Governo de Moçambique (GdM) e ONGs internacionais e nacionais. O projecto compreende duas radionovelas transmitidas em 115 estações de rádio a nível nacional, um programa radiofónico ao vivo produzido em todas as províncias, teatro comunitário e radiofónico em línguas moçambicanas, e uma componente de redes socias que inclui o Facebook, Instagram, YouTube e SoundCloud.

A PCI Media Moçambique pretende fortalecer a sua equipa de Pesquisa, para fazer pesquisas formativas que informem as intervenções, para recolher histórias de sucesso dos ouvintes, espectadores e followers dos produtos Ouro Negro e também para garantir a qualidade dos dados de monitoria e avaliação.

Resumo da posição:

Sob a supervisão da Gestora de Pesquisa e Mensagem e, em colaboração com a Oficial de M&A, o/a Oficial de Pesquisa irá apoiar a PCI Media a assegurar a implementação de todas as actividades de pesquisa, revisão das mensagens, monitoria e avaliação das diferentes componentes dos Programas.

Deveres e responsabilidades principais:

– Fazer revisão de literatura e apoiar na escrita de artigos científicos sobre Ouro Negro e temas relacionados;
– Apoiar na preparação e na análise de dados de inquéritos com a audiência através de diferentes plataformas (SMS BIZ, Facebook, etc.);
– Apoiar no desenho, produção e análise de dados (entrevistas, inquéritos, observações, analise de conteúdo, etc.) e na elaboração de relatórios de pesquisas sobre as actividades de Ouro Negro e o seu impacto;
– Apoiar na revisão das histórias da radionovela Ouro Negro e na gestão do Grupo Técnico de Referência;
– Orientar e apoiar as rádios, os grupos de teatro e os grupos de escuta na implementação das atividades de M&A;
– Orientar e monitorar as intervenções de social media, garantindo que as publicações estejam alinhadas com os objectivos do Ouro Negro;
– Participar activamente no processo de tradução, transcrição e análise dos programas Ouro Negro ao Vivo e Ouro Negro em Palco na Rádio para fins de pesquisa, monitoria e controle de qualidade;
– Apoiar na tradução, transcrição e análise das mensagens deixadas pelos ouvintes através da Linha Verde Ouro Negro.

Qualificações:

– Mais de 3 anos de experiência de trabalho em actividades de pesquisa, monitoria e avaliação.
– Ter conhecimentos e competências na área de Comunicação para Mudança Social e de Comportamento (SBCC).
– Mestrado em Ciências Sociais, Desenvolvimento, Comunicação ou áreas afins.
– Fortes habilidades interpessoais e comprovadas de abordagem pró-ativa para resolução de problemas.
– Habilidades informáticas e em aplicativos Microsoft (Word, Excel, PowerPoint e Outlook).
– Excelentes habilidades de escrita em português.
– Conhecimento das línguas moçambicanas é uma vantagem.
– Habilidades de comunicação oral e escrita na língua Inglesa.
– Conhecimento e compreensão dos programas Ouro Negro e Rapariga BIZ é uma vantagem.
– Experiência na área da rádio e/ou teatro é uma vantagem.

Estes Termos de Referência definem as principais actividades para esta posição. Estas funções poderão alterar de acordo com as actividades em curso e as necessidades da PCI Media Moçambique.

Como concorrer para esta posição:

Envie a sua candidatura apresentando os seguintes documentos:

– Curriculum Vitae (CV), com 2 contactos de referências profissionais;
– Carta de Motivação, explicando o seu interesse e experiência relevante para a posição;
– Relatório de pesquisa e/ou artigo científico de sua autoria.

Envie a sua candidatura para Patrícia David e Silva [email protected] e Elena Colonna [email protected] colocando no assunto “Oficial de Pesquisa”, até segunda-feira, dia 04 de Janeiro de 2021. Acusaremos a recepção da sua candidatura.